Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Ornithophora radicans e Ionopsis utricularioides

Minhas duas novas mudinhas!


Comprei para fazer um teste duas mudinhas no orquidário Imirim, chegaram no prazo certo (3 dias úteis), só não gostei muito de como vieram, não sei se é correto, não tenho experiência com mudas, mas espero de verdade que elas sobrevivam pois são minhas duas primeiras Mini orquídeas rs.


Ornithophora radicans

Esta chegou enroladinha em jornal, com a raíz tão sequinha mas já veio com lindas flores.


 Ionopsis utricularioides

Esta veio em um micro vasinho de plástico com sfagno, mas só chegou estas duas pequenas folhas e uma está bem sequinha, parece q vai morrer. =[


Quando chegaram eu não sabia o q fazer, sinceramente não coloquei fé que realmente chegariam. Preparei o substrato (casca de pinus, sfagno e pó de xaxim) fiz cortes em dois vasos de plástico q eu tinha para melhorar a drenagem da água e coloquei elas lá dentro, assim q eu puder vou comprar vasinhos de barro para transplantar elas, se sobreviverem né.

Tenho dúvidas com relação a estas espécies, quanto de luminosidade, de água q elas gostam, qual o melhor substrato para elas, quando posso aplicar fertilizante e fungicida nelas (agora estou precavida), qual o tipo de fertilizante e fungicida, enfim, todas as informações serão muito úteis.

Minha outra aquisição foi este livro "Léxico das orquídeas" espero que ele me ajude a criar minhas orquídeas. Se tiverem algum livro ou revista para indicar serei muito grata. O problema é que não tem estas espécies novas que comprei nele.


Em breve mando notícias das orquídeas que estão em tratamento.
Abraço e obrigada a todos que colaboraram.

4 comentários:

  1. Lindas, acabei de postar uma delas.

    Ionopsis utricularioides, não consegui cultivar a minha, faça uma pesquisa, mas acho que gosta de ficar com as raízes livres.

    abraços e Parabéns pelas aquisições.
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer sim, obrigada pela dica!
      Se eu conseguir cultivar a minha e conseguir fazer muda (o que será um milagre rs) te mando com o maior prazer!!!
      Abraço

      Excluir
  2. Hola May
    Passo um link onde eu comentei sobre o Ornitophora. Abraços
    http://elorquideario.blogspot.com.es/2012/11/ornithophora-radicans-florecillas-de.html

    ResponderExcluir
  3. ola amigo me em te ressei no livro ele tem só fotos ou tem tbm iformaçoes onde acho pr comprar e quanto custa tbm sou novo no ramo de coleção de orquídeas se puder me passar meu e-mail tufao_trento@hotmail.com

    ResponderExcluir