Powered By Blogger

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mais preocupação!!!

Olha como minhas orquídeas estão ficando, estou muito chateada, me ajudem por favor.
Não encontrei em lugar nenhum sulfato de cobre para fazer a Calda Bordalesa, mas encontrei um produto que diz conter o sulfato de cobre e o cálcio q seria dado pelo Cal se eu fosse fazer a calda.
O produto se chama Calpik e vem dizendo ser um fertilizante mineral misto foliar. Tem 7% de cobre, 3% de cálcio e 3% de enxofre. Achei essas concentrações muito baixas para funcionar como fungicida, deve ter apenas efeito fertilizante mesmo.

Na mesma floricultura encontrei um produto de origem caseira fabricado por eles mesmo, a dona disse conter óleo dimy e malation, não conheço nenhum desses componentes e fiquei preocupada pq ela enfatizou várias vezes "se a planta sobreviver..." será q isso é tóxico para as plantas também???

Não sei o q faço mas uma coisa é certa, irei aplicar alguma coisa nelas amanhã a tarde, o fungo está espalhando cada vez mais e tenho medo q pegue nas outras duas que estão sem flor e são as únicas que não apresentaram nada até agora.

Toda ajuda será bem vinda,
obrigada a todos!








5 comentários:

  1. May onde suas plantas ficam?
    Que horário toma sol?
    O sol é direto ou tem sombrite?
    Se não estão na chuva tem esperado secar o substrato para molhar.
    Não está deixando secar demais?

    Canela em pó é bactericida e fungicida
    Faça um chá como se fosse para você tomar(SEM AÇÚCAR) e borrifique suas plantas, pode também colocar canela em pó na palma da mão e assopre bem de leve, sobre as raizes o substrato.

    Entre no site:http://www.tudosobreorquideas.com.br/forum/
    se cadastre, vamos postar no tópico doenças e pragas e pedir mais opiniões, vou acompanhando com você.

    Como já tem as fotos corte as folhas afetadas bem abaixo da mancha, passe pomada nebacetim (para cicatrizar rápido) por cima da pomada coloque canela em pó(fungicida e bactericida)
    Estou dizendo cortar porque? se for doença não vai espalhar.

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bete obrigada mais uma vez, vc não acha q devo colocar o veneno q comprei??? Ia fazer isso agora.

      Excluir
    2. Algumas das minhas orquídeas ficaram assim quando as deixei receber luz direta por muito tempo, mas cortei as folhas e o problema foi resolvido.




      Excluir
  2. May, conhece algum orquidófilo?
    Se positivo pede para ele dar uma olhadinha na planta.
    Pessoalmente tudo fica diferente.

    Mas um detalhe, aplicou o fungicida que comprou?
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apliquei sim, coloquei passo a passo do q fiz no seu blog, ainda para complementar estou passando pomada baycutem nas poucas manchas que sobraram, fiz uns cortes na mancha com agulha e passei pomada, acho que está dando resultado, assim q tiver certeza te aviso.
      Não conheço nenhum orquidófilo =[ por isso q sempre peço socorro a vc! rs
      Bjus

      Excluir